Palavra da Presidência

Marimelia Porcionatto
Presidente (2022-2024)

Ao assumir este novo mandato (2022-2024), a diretoria da SBBC reitera seu comprometimento com a defesa da ciência e da educação acessível e de qualidade, pautas presentes em todas as diretorias anteriores. A SBBC, seja por intermédio de sua diretoria, seja por seus associados, está sempre presente nas atividades da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), da FESBE (Federação das Sociedades de Biologia Experimental) e da ABC (Academia Brasileira de Ciências).

Nossa participação se faz por meio da divulgação da produção em biologia celular no país e divulgação de ações de ensino de biologia celular desde a educação básica até a pós-graduação. Também participamos ativamente das manifestações de cunho político, em defesa do financiamento à pesquisa básica no país. Além deste site, que mantém o registro das nossas atividades, a SBBC interage ativamente com os associados via email e nas mídias sociais, especialmente Instagram e Facebook. Diversas atividades, como webinários, aulas especiais e workshops, estão disponíveis no canal da SBBC no YouTube.

Após a realização de dois congressos no formato virtual (2020/2021 e 2022), temos grandes expectativas para a volta no Congresso da SBBC no formato presencial em 2024. Ainda em 2023, convidamos todos a participar da 75ª Reunião Anual da SBBC que será realizada na UFPR (Curitiba, PR) e da XXXVII Reunião Anual da FESBE, em Búzios, RJ.

O atual cenário do país nos dá esperança de reconstrução do sistema de ciência e tecnologia, bem como na melhoria global da educação. Importante nos mantermos unidos e mobilizados, buscando sugerir e apoiar boas soluções que impactem positivamente a sociedade brasileira.

Que a Sociedade Brasileira de Biologia Celular seja parte da reconstrução e que possamos alavancar a pesquisa básica no país, em especial a pesquisa em biologia celular.