16 fevereiro 2017
16 fevereiro 2017,
 0
Caros associados,
Há pouco tempo apoiamos e transmitimos as manifestações contrárias às medidas divulgadas e revertidas pelo Governo Federal (eleição FIOCRUZ e LOA2017). A mesma atitude foi tomada pela diretoria da SBBC em relação à decisão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo junto do Governo do Estado para diminuir o repasse à FAPESP, que tem percentual orçamentário definido por lei.
Embora essa decisão pareça ter sido revertida, diante da manifestação contundente da comunidade, a imposição da alocação obrigatória de verba FAPESP para os Institutos de Pesquisa do Estado de SP continua ferindo os princípios de autonomia dessa agência no julgamento do mérito acadêmico- científico.
Consideramos que o gerenciamento financeiro de qualquer agência de fomento deva ser guiado pela qualidade dos estudos desenvolvidos, premissa que sempre fez da FAPESP uma instituição de excelência e modelo no país.
A diretoria da SBBC está alerta e solicita que seus associados se manifestem sempre junto aos seus representantes governamentais, mas sobretudo junto à sociedade, que não deve registrar conceitos errôneos sobre a ciência no país.
Atenciosamente
Diretoria SBBC