3 julho 2017
3 julho 2017,
 0

SBMM Buzios (1)

O 26º Congresso Brasileiro de Microscopia, organizado pela Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (SBMM), foi realizado de 4 a 7 de junho de 2017 em Armação dos Búzios no Rio de Janeiro.

A SBBC participou com duas atividades: um mini curso sobre “Tópicos Especiais em microscopia óptica” ministrado pelo Dr Manoel Luis Costa (UFRJ) e um simpósio da SBBC sobre a interface entre técnicas de ponta em microscopia e a pesquisa em biologia celular. Este simpósio foi organizado pelo Dr Hernandes Carvalho (UNICAMP) e coordenado pela Dra Claudia Mermelstein (UFRJ) e contou com apresentações do Dr Ruy Jaeger (USP) sobre “Imageamento da biologia do câncer através de diferentes abordagens de microscopia”, do Dr Carlos Lenz (INFABiC-UNICAMP e UFCE) sobre “O potencial de diferentes técnicas de microscopia para o desenvolvimento da pesquisa em biologia celular”, e da Dra Claudia Mermelstein sobre “Análise da diferenciação muscular usando diferentes técnicas de microscopia óptica”.

Tanto o mini curso como o simpósio da SBBC foram muito interessantes e tiveram um bom público. Atividades como estas aproximam as duas sociedades (SBBC e SBMM) que tem muitos interesses em comum.

O congresso teve uma programação muito boa e variada, onde podemos destacar a excelente conferência proferida pelo Dr Francisco Barrantes (Instituto de Pesquisas Biomédicas, Argentina) sobre “Explorando o cérebro em nanoescala”.

Buzios