Eventos 2019


Exposição Beleza que Mata

Exposição Beleza que Mata será exibida na USP

Uma das mais comentadas exposições que o Departamento de Difusão Cultural da UFRGS realizou em 2018 atraiu a atenção de diversas universidades do Brasil inteiro. Dentre elas, a Universidade de São Paulo. A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, em parceria com o DDC-UFRGS, expõe a mostra Beleza que Mata: a dualidade de um patógeno mortal entre 8 de agosto a 20 de setembro em suas dependências.

A simbiose entre arte e pesquisa chegou ao seu ápice com a exposição Beleza que Mata. Pesquisadores do Laboratório de Fungos de Importância Médica e Biotecnológica do Centro de Biotecnologia da UFRGS (LabFIMB – CBiot/UFRGS), por meio de diferentes técnicas de microscopia celular, compuseram as 33 imagens de fungos mortais, como Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gattii.

A exposição busca retratar não somente a beleza mortal dos fungos, mas chamar a atenção para a necessidade de mais pesquisas sobre criptococose no país. São microorganismos que exploram o entorno, comunicam-se e remodelam-se, sendo difícil  a sua compreensão e estudo.

Serviço

Sobre: Exposição Beleza que mata: a dualidade de um patógeno mortal

Visitação: 08/08 a 20/09

Abertura oficial: 08/08 às 16h

Local: Divisão de Biblioteca e Documentação do Conjunto das Químicas (FCF/IQ/USP).  Av. Prof. Lineu Prestes, 950

Créditos

Organização e Fotografias: William Lopes (Bolsista de Doutorado PPGBCM – LabFIMB – Centro de Biotecnologia) e Marilene Henning Vainstein (Professora pesquisadora – LabFIMB – Centro de Biotecnologia)

Curadoria: Augusto Schrank (Professor pesquisador – Centro de Biotecnologia)

Projeto expográfico e montagem: Rafael Derois (Departamento de Difusão Cultural – UFRGS)

http://www.fcf.usp.br/noticia.php?noticia=345


A inscrição e a submissão dos trabalhos devem ser realizadas até 30 de julho neste link.

A programação do evento pode ser visualizada aqui.


 

 

XXXIII Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear

Data: 6 a 8 de setembro de 2019

Local: Centro de Exposições da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS)

Endereço: Av. Ipiranga, 6681 – Partenon, Porto Alegre – RS

Inscrições e mais informações: http://www.sbmn.org.br/congresso2019/


 


 

 

O Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID) e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP), apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), organizarão a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Bases Moleculares das Doenças Inflamatórias, de 04 a 14 de novembro de 2019.
O objetivo principal da Escola é fornecer uma visão aprofundada do que se tem de mais moderno na pesquisa básica e aplicada em inflamação, focando nos aspectos moleculares que são fundamentais para a descoberta de novos alvos, os quais, por sua vez, servem de base para o desenvolvimento de novos medicamentos e terapias.
Inscrições até 23 de Junho de 2019.

WORKSHOP SPRINT-FAPESP: Molecular, Cellular and Behavioral Aspects of Neurological Disorders

25 e 26 de novembro de 2019 no ICB-USP.

O workshop será oferecido em inglês  juntamente com a disciplina BMH5773.

Teremos seminários de pesquisadores de diferentes instituições (Nacionais e Internacionais) e discussão de trabalhos científicos. Para aqueles que querem ter direito aos créditos (2 créditos) é necessário efetuarem a matrícula na disciplina BMH5773.
 
Para aqueles que estão interessados apenas em participar do workshop é necessário enviar e-mail de interesse para: workshopsp2019@gmail.com ou marilenehl@usp.br
vagas limitadas

2019 Annual Meeting – Dec 7-11, 2019, Washington, DC 

Eventos 2020