Prezados associados,

A Sociedade Brasileira de Biologia Celular (SBBC) informa o resultado da eleição para sua Diretoria no biênio 2018-2020. Foram eleitos para Presidente a Profa. Dra Patrícia Gama (USP), e Vice-Presidente a Profa. Dra Marimélia Porcionatto (UNIFESP). A Diretoria ainda é composta por Thereza Christina Barja-Fidalgo (UERJ), Gustavo Batista Menezes (UFMG), Marcelo Lazzaroni Lamers (UFRGS). Foram indicadas respectivamente como tesoureira e secretária, Marinilce Fagundes dos Santos (USP) e Giselle Zenker Justo (UNIFESP).

Participaram da eleição 76 associados, de um total de 218 que estão com as anuidades em dia. O resultado final: 75 votos a favor da chapa única e 1 nulo.

O processo eleitoral contou com a Participação do Prof. Hernandes F. Carvalho (UNICAMP), Profa. Dra. Estela Maris A. F. Bevilacqua (USP) e Profa. Dra. Silvana Allodi (UFRJ) compondo a Comissão de Indicação, o resultado da eleição será submetido ao referendo pelos associados na Assembléia Geral a ser realizada durante o XIX Congresso da SBBC de 2018 em São Paulo (18 a 21 de Julho de 2018).

 

Proposta da Chapa-candidata para a SBBC, biênio 2018-2020:

Prezados associados,

Em 2018, a Sociedade Brasileira de Biologia Celular (S.B.B.C.) está completando 40 anos, e ao longo destas quatro décadas, muitos puderam acompanhar e participar de seu forte crescimento. Dentre todas suas ações nesse período, destacam-se a ampliação significativa do quadro de associados, a reorganização jurídica e financeira, mas sobretudo, a busca permanente pela excelência acadêmico-científica de seus eventos, que possibilitaram e ainda permitem a constante colaboração entre grupos nacionais, internacionais, e programas de pós-graduação.

Entre 2016 e 2018, a Diretoria buscou: resgatar o histórico da Sociedade e sua relação com a Federação Internacional de Biologia Celular; ampliar o debate sobre o ensino em graduação; apoiar e liderar ações políticas no âmbito de financiamento, credibilidade da comunidade científica e ações junto à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), à Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FESBE), e à Academia Brasileira de Ciências (ABC); incentivar jovens pesquisadores a organizarem atividades em suas Instituições, a fim de fortalecer a área e sua liderança; estender o conhecimento acadêmico à sociedade, e organizar o XIX Congresso de forma a celebrar a importância da Biologia Celular em nosso país.

No biênio 2018- 2020, este novo grupo tem o objetivo de manter as ações anteriores, buscar e fortalecer novas lideranças, e consolidar a representação da Biologia Celular junto às agências de fomento estaduais e federais. A união de colegas de diferentes regiões e Instituições será essencial para manter a discussão com toda a comunidade, considerando as perspectivas da Biologia Celular no cenário nacional e internacional para os próximos dez anos, quando a SBBC irá completar 50 anos.

Patricia Gama (USP)

Marimélia A Porcionatto (UNIFESP)

Thereza Christina Barja- Fidalgo (UERJ)

Marcelo Lazaron Lamers (UFRGS)

Gustavo Batista Menezes (UFMG)

Giselle Zenker Justo (Secretária) (UNIFESP)

Marinilce F Santos (Tesoureira) (USP)