Prezados associados,

Este ano teremos uma agenda recheada de eventos relacionados à Biologia Celular.

Entre 12 e 16 de julho, em São Paulo, teremos o XVIII Congresso da SBBC. Patrícia Gama e eu, com a ajuda de uma grande comissão científica e baseados a excelentes sugestões recebidas dos sócios, estamos preparando um programa bastante especial,
preservando aspectos positivos de anos anteriores e procurando inserir novidades. Iniciaremos uma série de palestras, designada a priori, como Biologia Celular Geral, onde três de nossos proeminentes pesquisadores apresentarão visões gerais sobre o tema de suas pesquisas e as contribuições que fizeram ao longo da carreira. Em alguns dias anunciaremos os três palestrantes deste ano.

Lançaremos o prêmio jovem pesquisador patrocinado pela GE Healthcare e anunciaremos dois outros. Ofereceremos 10 bolsas-viagem. Cinco delas, patrocinadas pela Federação Internacional de Biologia Celular (IFCB), serão oferecidas para
jovens profissionais e alunos de países da América Latina. Cinco outras serão patrocinadas pela própria SBBC e serão destinadas a alunos e jovens profissionais brasileiros ou residentes. Nos dois casos, procuramos garantir que estes jovens possam ter acesso ao melhor do que possuímos e que somos capazes de realizar em nossa sociedade e abrir um janela para a ciência de alto nível oriundas de diversos países. Finalmente, queremos dar destaque aos cursos pré-congressos que o fato de estarmos em São Paulo Capital, este ano, vai permitir. Acompanhem as informações que estão sendo divulgadas sobre nosso congresso na página da SBBC na internet.

Logo a seguir, de 22 a 25 de julho, acontecerá o XII Congresso Internacional de Biologia Celular (ICCB 2016). Depois da versão deste congresso que aconteceu no Rio de Janeiro em 2012 e daquela realizada juntamente com a Sociedade Americana de Biologia Celular (ASCB) na Philadelphia (2014), este congresso, agora com periodicidade bienal, volta à Europa, na belíssima Praga (República Tcheca). Da mesma forma, a Coordenação do Congresso, chefiada pelo Dr. Ivan Raska da Charles University, está elaborando um programa fantástico. Chequem o site do congresso (links nas páginas da SBBC e da IFCB), para detalhes. Novamente, IFCB oferecerá 20 bolsas-viagem, para participação de jovens pesquisadores e alunos, neste grande evento.

Considerando ainda o congresso da ASCB, que este ano acontecerá em San Franscisco, de 3 a  7 de dezembro, e uma versão menor, com viés para a Histoquímica e Citoquímica (ICHC), que acontecerá em Istambul (Turquia) em julho (19-22), estou feliz em acreditar que 2016 será o ano da Biologia Celular.

Espero que esta variedade de opções apenas criem as condições para que estejam em contato com as maravilhas que descobertas nesta área de conhecimento que evolui assustadoramente.

Caso seus compromissos não permitam atender a estes eventos, sugiro ainda que acompanhem os seminários online distribuídos pela iBiology (www.ibiology.org),  como a série destinada aos motores moleculares ministrada pelo Dr. Ron Vale, da UCSF.

Finalmente, gostaria de lançar a campanha para modificação da classificação da Biologia Celular nas nossas agências de fomento, dissociando-a da classificação geral Morfologia.  Espero que entendam esta sugestão da melhor forma possível, e que enviem sugestões e abordagens deste assunto para mim e para meus colegas na Diretoria da SBBC. Por favor, incluam os sites da SBBC e da IFCB na sua lista de sites favoritos, para acompanhar nossas ações.

Como sempre, contamos com seu entusiasmo e paixão pela Biologia Celular, para contribuir para o sucesso de nossos congressos.

Hernandes F Carvalho
SBBC – Presidente
IFCB – Secretary General