Prezados Associados,

A Sociedade Brasileira de Biologia Celular tem o objetivo de promover e divulgar ciência de qualidade, e também de participar de atividades e movimentos que garantam a realização de pesquisa e o ensino em nosso país.

Estamos em constante sintonia com outras Sociedades, Universidades e Instituições de Ensino e Pesquisa e Agências de fomento, e em função de inúmeros fatos recentes, nossa Diretoria tem se manifestado e apoiado diferentes ações públicas em defesa da ciência. Alinhados às Diretorias anteriores, sempre buscamos nos manifestar de forma responsável e consciente após a análise de cada situação.

Em 2017, a S.B.B.C. participará de eventos conjuntos com outras Sociedades (SBMM, SBPC, SBFIS- IUPS, FESBE, SBEN), reafirmando seu papel multidisciplinar e básico para a pesquisa aplicada. Entretanto, devemos destacar que em junho, daremos início às comemorações dos 40 anos da Sociedade (1978- 2018) e realizaremos um Simpósio sobre o histórico da Biologia Celular no Brasil e no mundo, em parceria com a Federação Internacional de Biologia Celular. Ainda este ano, faremos uma sessão pré- FESBE para discussão sobre o conteúdo mínimo ministrado nas Universidades, seguindo o estudo iniciado em 2016 e publicado este ano no Cell Biology International.

Em 2018, será realizado o XIX Congresso da SBBC e contamos com a participação de todos para a elaboração do programa científico e indicação de temas estratégicos para discussão. Nesse evento, teremos a entrega do 2nd Young Researcher Award e do Prêmio José Carneiro Filho. Daremos continuidade à série de conferências com pesquisadores que contribuíram para a história da ciência no Brasil, enquanto a SBBC Jovem fará o contraponto, trazendo as novas tenências na área. Aguardem nossas chamadas e programação!

Convidamos a todos a participar de nossas atividades e atuar diretamente para que as dificuldades vividas agora possam se tornar a base de melhores estratégias para a pesquisa e o ensino de Biologia Celular em nosso país. Este é certamente um momento de reflexão, mas, sobretudo, para ter coragem de mostrar à sociedade a qualidade e a importância de nossos estudos.

Patrícia Gama

Presidente SBBC (2016- 2018)