Prezados Associados:

A Sociedade Brasileira de Biologia Celular tem participado de todos os movimentos em defesa da ciência e da academia Brasileira, fazendo-se presente nas atividades da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FESBE). Em todos esses momentos, observamos que a divulgação de nossa produção e o ensino em nossas universidades constituem elementos essenciais para que a sociedade perceba a importância da ciência e da educação. Gostaríamos de reforçar nossos pedidos para que todos mantenham a comunicação com os diferentes canais e mídias a fim de que políticos, governantes, gestores, e nossos familiares e amigos entendam que precisamos de mais educação e mais ciência. Usem o portal “Ciência: para que ciência?” da SBPC e o movimento “Laboratórios de Braços Abertos” da FESBE.

Em 2019, participamos dos congressos da SBPC e da FESBE, e nos próximos meses, daremos início às atividades pré-congresso por meio de cursos em todo o país.

Em 2020, realizaremos o XX Congresso da SBBC, evento para o qual estamos trabalhando no programa preliminar. Também teremos a entrega do 3rd Young Researcher Award, do Prêmio José Carneiro Filho e a indicação de Professores Eméritos da Sociedade. Assim, vamos celebrar nosso XX Congresso com a mesma energia que imputamos em todos os eventos recentes e que fizeram da SBBC uma sociedade multidisciplinar e conectada com a nova geração.

Finalmente, embora o cenário atual tenha nos trazido decepções e induzido muitas reflexões, vivenciamos bons momentos e destacamos a concessão do título de Doutor honoris causa (Sorbonne Université) ao nosso ex-presidente Dr Wilson Savino (IOC FIOCRUZ RJ), em função de sua vasta contribuição à internacionalização da ciência brasileira e à pesquisa de qualidade (https://www.sorbonne-universite.fr/newsroom/actualites/wilson-savino-ambassadeur-de-la-solidarite). Esse título também nos faz pensar sobre a responsabilidade direta que temos na formação de estudantes e pesquisadores, para que todos possam ser reconhecidos e muitos se destaquem na ciência mundial.

Um abraço a todos!

Patrícia Gama e Marimélia Porcionatto

Presidência SBBC (2018- 2020)