Em posse de suas atribuições, a diretoria da S.B.B.C. criou a categoria de MEMBRO EMÉRITO para pesquisadores que no decorrer de sua carreira prestaram relevantes serviços a Biologia Celular.

Foram homenageados com esta categoria:

  • Julho/2008 – Prof. Michel Rabinovitch
  • Julho/2006 – Prof. Flávio Fava de Moraes e Prof. Radovan Borojevic
  • Julho/2004 – Prof.Eduardo Katchburian, Profª. Carminda da Cruz Landim e Profª. Conceição Machado
  • Dezembro/1999 – Prof. Hélio Bezerra Coutinho, Prof. Luis Carlos Uchôa Junqueira, Prof. José Carneiro Filho e Prof. Eduardo Oswaldo-Cruz

 
Esta homenagem é feita em reconhecimento aos anos que estes pesquisadores se dedicaram exclusivamente, e com grande empenho, ao desenvolvimento da Ciência do Brasil.

As indicações devem ser feitas de acordo com a Minuta sobre Título de Emérito da S.B.B.C.

Normas para a concessão de título de Membro EMÉRITO junto a SBBC

A SBBC poderá conceder, em sessão especial, em cada Congresso da Sociedade, o título de Membro Emérito a componente da comunidade científica da área que tenha se distinguido excepcionalmente em suas realizações profissionais e que tenha contribuído significativamente para o progresso da Biologia Celular no Brasil, nos âmbitos de pesquisa, educação e formação de pessoal.

A concessão deste título deverá obedecer aos seguintes critérios:

  1. A escolha do homenageado será feita pela comunidade científica filiada à SBBC, com votação via eletrônica, a partir de proposta feita e amplamente divulgada, sob coordenação da Diretoria da Sociedade.
  2. A proposição do nome do homenageado deverá partir de membros da Sociedade, devendo cada proposta ser endossada por pelo menos 10 sócios ativos, e encaminhada à Diretoria em tempo hábil, dentro de prazo a ser, por esta, estipulado.
  3. Os nomes propostos, com as recomendações feitas serão enviados à Comunidade para votação, em período que antecede o Congresso, sendo o mais votado o Homenageado escolhido. Em caso de empate, o Membro mais antigo da comunidade e/ou com currículo mais significativo será escolhido. Esta escolha será feita pela Diretoria da SBBC.
  4. Durante o Congresso, em sessão especial, um membro da Sociedade proferirá palestra em honra ao Homenageado, que em seguida terá a palavra para expor sua trajetória na ciência.
  5. A SBBC ofertará a cada homenageado: Diploma de Membro Emérito e Placa comemorativa.
  6. O número de Homenageados deverá corresponder a no máximo 1 % do total de sócios da SBBC. Minuta aprovada em Assembléia Geral dos Associados realizada em 18 Julho de 2004, durante o XII Congresso da SBBC, no Centro de Convenções do The Royal Palm Plaza Resort, Campinas, SP, Brasil Registrada junto à respectiva Ata.